• Gabrielli Hathaway

O perigo da perfeição!

Atualizado: Jul 1

Uma geração que julga muito e se ama pouco. Uma sociedade que perdeu sua essência em prol de uma ideia irreal.



Estamos vivendo tempos difíceis, onde apontar o dedo se tornou a regra e não a exceção. Todos querem julgar e ninguém quer ser julgado. Se você não é perfeito não se encaixa. O problema é que a perfeição não existe. Nem quem a prega é capaz de alcançá-la. Tudo o que essa ideia faz é destruir, corroer as pessoas. Nunca os índices de depressão estiveram tão altos. As redes sociais propagam, por meio da mídia, uma ideologia inalcançável.


Ou você se destrói tentando se encaixar, ou é destruído por não conseguir alcançar a falsa ilusão vendida. Sejamos sinceros. Teoricamente todos sabem que é impossível alcançar a perfeição. Mas na prática, com o bombardeio de informações as coisas se complicam, não é? Agora pense, se está difícil para você, imagina como é para nossas crianças e jovens.


Eles estão se afundando. Perdendo sua essência para se encaixar em uma sociedade irreal. Estão deixando de se amar, de ver a beleza no que elas têm de diferente, de especial. Mudando o que não precisava ser mudado e deixando de evoluir onde é necessário. Viramos um mundo onde a aparência é mais importante que o conhecimento. Pela primeira vez o QI dos filhos é menor que o dos pais.


Precisamos parar e você sabe porquê? Porque passar a vida à procura de algo utópico não é viver. É se iludir, é deixar de aproveitar a vida. Essa ideia vendida pelas revistas, redes sociais e televisão é a apenas uma grande mentira, que destrói a gente pouco a pouco. Porque toda vez que as crises surgem, e elas vão surgir pois são parte da vida, nos sentimos tristes, sentimos que fracassamos. Quando na realidade nós estamos apenas vivendo e descobrindo quem somos.


Temos que começar a ter mais autoconfiança. Nos amarmos e nos respeitarmos mais. Precisamos parar de tentar nos encaixar e começarmos a ser nós mesmos, a perceber que nossa felicidade está atrelada às nossas escolhas. Ninguém agrada todo mundo. Essa é a maior verdade que há, ou seja, não importa o quanto você tente, nunca irá conseguir se encaixar nessa ilusão. Tudo o que vai conseguir é se perder no processo.


Aceite que as crises existirão e que todos passamos por elas, as pessoas à sua volta, os famosos e até aqueles que você acredita que são felizes. Não se engane. Todos cometem erros. Todos recalculam a rota, pedem desculpa e recomeçam. Porque a vida é um enorme ponto de vista e temos que começar a refletir sobre o que nos é apresentado. Parar de aceitar sem questionar. Ninguém tem o mapa do tesouro, ninguém tem todas as respostas. A vida é sobre a jornada muito mais do que sobre a linha de chegada.


Leia mais. Abra a mente. Entenda que os dias ruins precisam acontecer para que você dê valor aos bons. Nossas atitudes dizem mais sobre a gente do que nossas palavras. A vida é um eterno eco. Não espere aceitação se você não consegue aceitar, respeito se você não sabe respeitar.


Reveja seus conceitos, trilhe novos caminhos. Esqueça a opinião dos outros, ela é apenas isso: uma opinião. Não importa o que você faça, o julgamento sempre vai estar ali. O medo só tem o poder que você dá a ele. Não deixe-o impedi-lo de mudar de ideia, de se aceitar, de ser você mesmo. Seja exemplo. Não existe forma mais forte de influência. Autenticidade é a chave e amor próprio é o caminho.


"A vida é maravilhosa se não se tem medo dela." (Charles Chaplin.)


3 comentários

Posts recentes

Ver tudo