• Fabiana Francisco

Ler é mais importante que tudo!

Atualizado: Jun 1

A leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação e exercita a memória.



Ler amplia o conhecimento de mundo, melhora a escrita e amplia o vocabulário.

Para ser um escritor é necessário ler, degustar livros, se alimentar literariamente e fazer da leitura mais que um hábito, uma prática.


Ler de tudo é muito importante, pois a resposta para uma trama muito bem arquitetada está no conhecimento que você possui. O leitor tem um desejo enorme de acreditar naquilo que lê. Se você não o cativa e ele não acredita na história, você o perde.


Não importa se a trama versa sobre ficção, o leitor quer ler e imaginar que aquilo é real, vivenciar por catarse todo o sofrimento do personagem e vibrar com as reviravoltas. Por isso, conhecer um pouco de tudo é essencial para dar ao leitor aquela sensação que ele busca: a história é real, mesmo sendo ficcional.


Além de se apropriar de conhecimentos, a leitura permite fazer com que você se municie de ferramentas linguísticas para enriquecer seu texto, torná-lo atraente e envolvente. Razão pela qual, ler é fundamental.


Você mergulha nas histórias, percebe as nuances literárias de cada autor, as metáforas que eles utilizam, a arquitetura da trama, a construção das personagens, enfim, você vai colocando em seu baú da memória uma série de ferramentas que podem ser utilizadas na hora da escrita do seu livro. Por isso, leia, leia e leia! Conhecimento é algo que ninguém tira de você!


"A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados." (René Descartes)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo