• Gabrielli Hathaway

Como ter inspiração para escrever?

Atualizado: Mai 28

Seis dicas que o ajudarão a se inspirar, a deixar fluir as ideias e começar a escrever de maneira simples.



Onde anda a inspiração?


Como dizia o escritor Dan Brown...


"Às vezes, basta uma pequena mudança de perspectiva para vermos algo familiar a uma luz completamente diferente. "

A transformação pode estar numa simples mudança de perspectiva, um novo olhar sobre o mundo e seu entorno. Ter a mente mais aberta pode ajudar a quebrar o bloqueio criativo. Contudo, mesmo a inspiração sendo importante para escrever, a ausência dela não deve ser desculpa para não fazê-lo. Estabelecer uma rotina de escrita diária pode fazer uma grande diferença.


Considerando que a falta de inspiração pode ser desmotivadora segue uma lista com seis dicas que vão ajudá-lo a quebrar esse bloqueio criativo e voltar a escrever:


1. Relaxe e pesquise sobre o assunto


Não coloque muita pressão sobre si mesmo. Deixe fluir. As melhores ideias costumam aparecer quando não estamos procurando por elas. Use a internet para olhar imagens e ter mais informações sobre o que você está escrevendo. Isso vai te dar novas ideias e ativar a sua inspiração.


2. Anote todas as ideias


Ande sempre com um caderno ou gravador. Assim, você sempre vai poder anotar, gravar ou fazer anotações quando a inspiração surgir. Nunca desperdice uma ideia por mais absurda que pareça num primeiro momento. Quanto mais improváveis estas pareçam, delas nascem histórias memoráveis.


3. Saia da rotina


A rotina pode ser inimiga da criatividade e da inspiração, por isso, se precisa de uma lufada de ar fresco na sua escrita, altere seus hábitos. Não existe lugar certo para escrever. Experimente diferentes ambientes até achar aquele que mais combina com você. Seja no escritório, sala, jardim ou até mesmo num parque.


4. Troque ideias com outras pessoas


Discuta suas ideias, abra sua mente para outros pontos de vista. Isso vai fazer as sinapses e novos projetos surgirem. Acolha outras perspectivas. A inspiração pode vir de onde menos se espera. Deixe a história te guiar.


5. Escreva tudo o que lhe vier à mente


Não raciocine muito. Por mais tolo que o texto lhe pareça na hora deixe fluir. Muitas vezes nossa imaginação nos leva a caminhos inimagináveis e que podem ser a chave para transformar o ordinário no extraordinário.


6. Escute uma música, leia um livro, assista uma série ou filme


Aproveite os benefícios da música, ela é capaz de nos transportar para lugares distantes e nos despertar memórias especiais. Isso ativa emoções e pode estimular a criatividade. Outra prática maravilhosa é ler. Afinal, para se escrever bem, tem que se ler muito. Os livros são grandes fontes de ideias e inspiração. Aprenda a ver através das páginas, veja o significado escondido nas palavras dos grandes escritores. Filmes e séries são ótimos para nos despertar a criatividade e a inspiração também, não só através de suas histórias e personagens, mas também pelos seus estímulos auditivos e visuais.


"A escrita não é um negócio sério. É uma alegria e uma celebração. Você deve estar se divertindo com isto. " (George Orwell)
0 comentário

Posts recentes

Ver tudo