• Gabriela Rodrigues

A grandeza das nossas ações!

O que significa exatamente o "fazer grandes coisas"? O que faz algo ser grande para você?



Já sentiu que veio ao mundo para realizar grandes coisas? Eu sim. Carreguei essa sensação comigo por muitos anos e ela ainda me visita em dias nublados, quando a pressão pela entrega do que esperam é maior do que meu relacionamento comigo mesma.


Ao contrário do que se imagina, a tarefa de fazer grandes coisas, não é emocionante, na verdade é exaustiva. Primeiramente é preciso se questionar como devemos medir as ações ou façanhas de alguém.


O primeiro lugar no pódio ou a fama trazida pela exposição, ampliada pelas mídias de comunicação, não garante que suas ações sejam grandes ou significativas. Grande, na verdade, se faz pelo impacto das suas ações na vida das pessoas ou em sua própria.


Percebi que ações importantes são feitas, na maioria das vezes, sem pretensão de sucesso. Regidas pelo coração e costumam se tornar maiores ou mais importantes do que quem as realizou.


Uma grande atitude se dissemina, cria raízes, ganha adeptos e vira exemplo. Exemplo de bondade, de garra, caráter, sabedoria e amor ao próximo.


Enquanto muitos continuam em busca de realizar grandes coisas para suprir o ego, existem milhares (acredito que os bons são maioria), que escolhem realizar boas e pequenas ações todos os dias e assim, transformar o íntimo das pessoas e de si mesmo.


Como escreveu Augusto Cury, em O Futuro da Humanidade (2005) "Sempre quis ser grande, uma estrela com astros gravitando em sua órbita. Percebeu que a busca da fama era tolice. Concluiu que precisava reduzir sua sombra social. Precisava aprender a encontrar grandeza na sua pequenez."


Sei que é difícil acreditar que ainda haja quem faça algo sem esperar nada em troca. Sei que a busca pelo reconhecimento é comum em nosso cotidiano. Mas se reconhecer e sentir orgulho de você e do que faz, é infinitamente mais importante do que ouvir elogios.


Sabe aquela alegria de ajudar, se manter anônimo e sorrir sozinho ao perceber que está do lado certo? Sabe o muito obrigado, dito com gratidão, por quem recebeu sua ajuda no momento que mais precisava? Isso sim é importante. Talvez demore um tempo para você entender que já seja grande para muitos ou para quem importa, só não tenha, ainda, se dado conta.



6 comentários

Posts recentes

Ver tudo